segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Efeitos do Treinamento Intensivo em Mulheres


A palavra atleta é comumente associada à saúde e a uma qualidade de vida acima do normal, por vezes, vistas como inatingíveis aos “mortais”. No entanto, a realidade é outra para a maior parte dos adeptos da prática esportiva, os quais sofrem de diversos problemas musculares, articulares, alimentares e até mesmo, psicológicos, oriundos de grandes cargas de treinamento e da cobrança de resultados ao decorrer das temporadas.

Nesse cenário esportivo, a participação feminina em competições cresceu cerca de 600% nos últimos 20 anos, deixando mais evidente um problema inerente a mulheres fisicamente ativas: a Tríade da Mulher Atleta. O nome tríade relaciona-se aos três distúrbios característicos desse grupo em questão: alimentação desordenada, osteoporose e amenorréia.

Exercícios muito fortes, principalmente corridas de longa distância, são os principais responsáveis pela Tríade, atingindo cerca de 50% das que a praticam. Outras atividades também estimulam seu desenvolvimento como o balé profissional, com cerca de 30 a 50% de suas praticantes afetadas; corridas não competitivas, com 25%; natação e ciclismo, com 12%.

A presença do distúrbio da alimentação desordenada é um fator que torna o aparecimento dos outros dois bastante propício. A pequena ingestão de alguns nutrientes, para atingir o peso ou aspecto ideal exigido pelo esporte, ou o exagero alimentar seguido de vômito, pode acarretar alterações hormonais que favorecem à amenorréia e a má absorção de cálcio, elementos que contribuem para o desenvolvimento da osteoporose.

Além de mudanças hormonais, a amenorréia está ligada ao baixo peso corporal, uma vez que se acredita ser necessário cerca de 22% de gordura no corpo para a regularização do ciclo menstrual, uma necessidade do organismo para atingir as três fases do ciclo, fase folicular, ovulação e fase lútea. Um dos maiores problemas da amenorreia, além da necessidade de tratamento nas mulheres que desejam engravidar, é a perda prematura de densidade óssea, osteoporose, podendo leva-las a fraturas até mesmo por stress físico.

Levando em conta todos os riscos decorrentes da Tríade da Mulher Atleta e todas as consequências dela decorrentes, os médicos recomendam uma diminuição na intensidade do treinamento, entre 10 e 20%. Tal fato não é muito aceito entre as atletas pela exigência de um desempenho extraordinário em campeonatos de alto nível. Recomenda-se ainda que praticantes de atividade física aliem-se a dietas que supram todas as suas necessidades calóricas, se necessário complementadas por suplementos alimentares. A busca pela saúde e a tão sonhada qualidade de vida, se desmedida, pode acabar por gerar efeitos contrários aos desejados.

Saiba mais:
www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0004-27302001000400006

6 comentários:

  1. A preocupação em relação ao peso ideal sempre esteve presente na vida das mulheres.E ao praticar esportes, principalmente de alto rendimento, elas devem ter uma preocupação ainda maior.Mas ao contrário do que seria "o correto", uma dieta saudável e acompanhada de um nutricionista, essas atletas fazem dietas na qual perdem muito peso em pouco tempo.Porque muitas delas são obrigadas a estarem no peso certo para poderem competir em suas categorias, pois há regras que estipulam o peso máximo aceito na modalidade.
    Para que isso não ocorra é preciso fazer um trabalho na parte psicológica da atleta e ter uma alimentação saudável,para que não ocorra nenhum distúrbio alimentar e para que não ocasione problemas mais tarde, como a osteoporose.Pois quando não se ingeri a quantidade de nutrientes necessária,a densidade e estrutura do óssea, e o metabolismo do corpo são alterados.

    ResponderExcluir
  2. Ser atleta exige empenho e bom preparo físico e psicológico. É preciso saber lidar com as dificuldades e derrotas e traçar metas para superá-las, para tanto é necessário apoio e incentivo familiar e, é claro, determinação do próprio.
    Cair nas armadilhas da preocupação excessiva com aparência física e peso é muito fácil para quem não está bem preparado psicológicamente. É preciso se ter em mente que a saúde deve vir em primeiro plano, até porque, para bons resultados esportivos a saúde é fator de primeira ordem.

    ResponderExcluir